Novedad bibliográfica: Artes de curar e práticas de saúde: circularidades, institucionalidades e repressão

Editado por André Mota y Tânia Salgado Pimenta.

O universo das artes de curar sempre fez parte das relações estabelecidas entre os homens e a vida que o cerca, a partir de práticas e representações que buscam conter os sofrimentos e dirimir as dores do corpo e da alma. Acompanhar historicamente como se deram tais contextos é o convite para a leitura dessa coletânea.

O livro apresenta um panorama dos estudos atuais sobre as artes de curar no Brasil, enriquecido com análises que abrangem a Argentina e a Península Ibérica. Os estudos que compõem este livro sobre as artes de curar contribuem para a ampliação e o aprofundamento das análises sobre o tema ao demonstrarem que as pessoas que exerciam as diversas artes de curar sem formação acadêmica não possuíam um perfil único e homogêneo. Curandeiros, parteiras, sangradores são exemplos de ofícios que abrigam atuações e formações baseadas mais ou menos nas tradições africanas, indígenas ou europeias.

Contemplando as circularidades e a repressão que acompanham as artes de curar, a leitura dos capítulos é um convite a refletirmos sobre a importância dessas práticas e ofícios de cura para a saúde das populações ao longo do tempo e para compreendermos melhor a própria história da saúde.


A Hucitec Editora celebra a reedição da Coleção Medicina, Saúde & História, sob coordenação de André Mota e Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho. Essa coleção, originada em 2011 e uma das mais respeitáveis de nosso país, traz entre seus objetivos a apresentação de pesquisas inovadoras sobre Medicina, Saúde e História na interface de campos diversos de estudos em âmbito nacional e internacional. Seu caráter atualizador é voltado à leitura interessada pelos caminhos que nos trouxeram aquelas e aqueles que se propuseram a compreender os sofrimentos humanos e as estratégias possíveis para dirimi-los.