IV SHIALC - Simpósio de História da Informática na América Latina e Caribe

IV SHIALC - Simpósio de História da Informática
na América Latina e Caribe
Evento associado à XLII CLEI  - Valparaíso/Chile
10-14 Outubro de 2016

Nova data final para o envio de trabalhos: 15 de maio de 2016

O IV SHIALC será realizado conjuntamente com a XLII CLEI na cidade de Valparaíso, Chile e será organizado  pelas universidades Pontificia Universidad Católica de Valparaíso (PUCV) e Universidad Técnica Federico Santa María (UTFSM). 
A história das Tecnologias da  Informação  e Comunicação  (TICs) na América  Latina e no  Caribe  (ALC),  com  mais  de  cinquenta  anos,  revela  ao  longo  de  sua  trajetória  uma imensa experiência acumulada a partir de iniciativas, esforços e projetos pioneiros.
Integralmente  incorporadas  à  realidade  de  nossa  região,  as  TICs  já  têm  uma  presença suficientemente madura para suscitar um balanço que procure dar conta de seu passado e de suas  origens na  ALC.  Uma  reflexão  e  um  estudo  mais extenso  de  sua  história, que tiveram lugar inicialmente em Santiago, Chile, em 2008 e seguiram sendo desenvolvidos ao longo  do  I,  II e III Simpósio  de História  da  Informática na  ALC  (realizados  em  Assunção, Paraguai,  em  2010,  em Medellín, Colômbia, em 2012, e em Montevidéu, Uruguai, em 2014 respectivamente), ajudarão  a  constituí-la como um campo valioso de pesquisa, assim  como também contribuirão para  a  consolidação de  uma  comunidade  latino-americana  e  caribenha  de  historiadores  das  TICs,  capaz  de documentar experiências  e  formular  proposições  que contribuam  para  inspirar  e produzir futuros desenvolvimentos. 
São  muito  bem-vindas  contribuições  das  mais  diversas  áreas  do  conhecimento  e  de práticas  profissionais,  uma  vez  que  o  SHIALC  é  um  evento  interdisciplinar,  dedicado não somente à história dos artefatos e processos de informática, mas também às relações entre  informática  e  política,  economia,  trabalho,  universidade,  educação,  mudança social, negócios, meio-ambiente, políticas públicas, ciência e tecnologia, cultura, artes e humanidades.  
Lista de tópicos (não exaustiva) para "pesquisas históricas" e "testemunhos":
•  Os primórdios da informática na ALC
•  As vinculações dos  primórdios da informática na ALC com a matemática e os primórdios da eletrônica digital.
•  A visão dos usos do computador nos seus primórdios e o seu processo de integração na academia, no Estado e nos setores produtivos.
•  O  desenvolvimento  da  computação  acadêmica  e  dos cursos  técnicos de segundo grau, de graduação e de pós-graduação
•  O  desenvolvimento  da  pesquisa  em  informática:  seus grupos,  suas  instituições de pesquisa e sua produção.
•  O  desenvolvimento  da  informática  em  instituições  e empresas  públicas  e privadas.
•  A colaboração e cooperação na ALC. Projetos regionais e internacionais.
•  Políticas  nacionais  de  informática  (PNI).  A  (ausência  de)  contribuição  da existência (ou ausência)  de políticas de estado no desenvolvimento nacional da informática.
•  O  desenvolvimento  das  comunicações  na  ALC  e  seus  vínculos  históricos, políticos e sociais.
•  Informática, cultura  e artes na ALC.
•  O  pensamento  latino-americano  sobre  ciência  e  tecnologia  e  suas  contribuições para os projetos de informática nacionais e regionais.
•  A constituição de redes acadêmicas e sua influência.
•  A evolução da Internet e a participação de instituições da ALC neste processo.
•  A  questão  das  culturas  locais  dos  países  da  ALC  frente  ao  mundo  globalizado das TICs.
•  Os  projetos  de  desenvolvimento  em  informática  e  as biografias  de  seus principais personagens.
•  A  existência,  preservação  e  socialização  do  patrimônio  constituído  pelos artefatos,  informações  de  imprensa,  documentos  e  tecnologias  usados  nos diferentes momentos  da História da Informática na ALC. 
Para  o IV SHIALC,  são  esperadas  contribuições  para  as seguintes categorias
•  Trabalhos  de  pesquisa. Artigos  que  apresentem  diferentes  dimensões  da História  da  Informática  na  ALC.  O  artigo  deve  apresentar  um  texto  com argumentos  e  proposições  baseados em  depoimentos,  fontes  documentadas, referências, e discussão da bibliografia relacionada. 
•  Testemunhos. Trabalhos que apresentem a experiência pessoal ou em grupo de pessoas  que  testemunharam  algum  evento,  feito  histórico  ou  experiência  que seja  de  relevância  para  a História  da  Informática  na  ALC.  Assim  cria-se  uma oportunidade  para  que  esses  depoimentos  saiam  do  círculo  mais  fechado  das conversas  particulares  e  das  recordações  pessoais  para alcançarem  foros  mais amplos e públicos, na condição de relevantes materiais historiográficos.
•  Site WEB. Podem ser apresentados documentos, fotografias, vídeos, projetos de equipamento ou sistemas, folhetos publicitários, artigos de jornal, livros, cursos, notas  de  aula,  programas computacionais,  etc,  mesmo  se  publicados anteriormente. Os objetos digitais enviados deverão estar acompanhados de uma nota  comentada  descrevendo  a  relevância  atribuída  aos  mesmos  no contexto  da  História  da  Informática  na  ALC.  Uma  seleção  do  material  enviado será publicado em um site Web. 
Informações sobre o Envio de Contribuições 
•  Serão  aceitas  propostas  para  as  seções  "Trabalhos  de  pesquisa"  e "Testemunhos", que deverão ser enviados  até  15 de abril de 2016, en  formato  PDF,  através  do site da CLEI 2016 (http://clei.org/clei2016), utilizando a plataforma EasyChair. 
•  Os  "Trabalhos  de  Pesquisa"  devem  apresentar  resultados  de  pesquisa  originais ou relatórios de experiências relevantes, e não devem já ter sido publicados nem podem estar em processo de avaliação para outras conferências e/ou revistas.
•  Os "Testemunhos" devem ser trabalhos que apresentem a experiência pessoal ou em grupo de testemunhas diretas de algum evento, feito histórico ou experiência que  seja  de  relevância  para  a História  da  Informática  na  América  Latina  e Caribe.
•  Os  trabalhos  apresentados  devem  ter  no  máximo 14  páginas, incluindo  figuras, referências bibliográficas e um resumo de até 150 palavras na língua do trabalho e em inglês. Serão admitidos trabalhos redigidos em espanhol, português ou inglês.
• O formato de referência para a apresentação dos trabalhos deve estar em conformidade com o padrão IEEE (disponível em   http://www.ieee.org/opsmanual.pdf).  
• Os trabalhos enviados deverão  estar em conformidade com as práticas de combate ao plágio, segundo estabelecidas no Manual de Operações dos Serviços e Produtos de Publicação da IEEE (http://www.ieee.org/opsmanual.pdf)
•  O programa final e os anais somente incluirão trabalhos com ao menos um autor inscrito na categoria AUTOR na Conferência, antes da data limite para o envio da versão final.
•  Uma seleção dos melhores trabalhos será proposta para ser publicada na revista eletrônica  da  CLEI.  Os  autores  convidados  deverão  apresentar  uma versão  melhorada  e  ampliada,  em  inglês para  a revista electrônica CLEI, que  passará  por  um  novo  processo  de avaliação.
•  As propostas para o site Web devem ser enviadas com uma descrição por email para historiainformatica@yahoo.com,  e  seu  formato  será  estabelecido  de  acordo  com  a proposta. 
Para  mais  informações  sobre  o  I  e  o  II  SHIALC,  visitar www.cos.ufrj.br/shialc
Para mais informações sobre o III SHIALC, visitar
Para mais informações sobre o IV SHIALC, enviar email para  historiainformatica@yahoo.com